Pular para o conteúdo principal

Uma casa dedicada à leitura


Fotomontagem.
Casa. Assim define o dicionário Houaiss: lugar destinado a encontros, a reuniões ou à moradia de certas categorias de pessoas, cujos interesses, origens e cultura por vezes representa ou expressa. Pensemos então em casa com o significado de reunir pessoas, cultura e expressões através da leitura. Isto seria possível? Em Aracati, o Instituto Waldemar Falcão-IWF, sob a orientação das irmãs Salesianas, tem se dedicado desde 2010 a difundir o prazer da leitura. O projeto Ler e Escrever: muito prazer, ação pedagógica que se tornou um programa de leitura em pouco menos de um ano, já realizou diversas atividades incluindo encenações teatrais, publicação de livro de contos, exposição de gravuras e realização de um curta metragem. O projeto conquistou pais, alunos, professores e em 2011 enseja novas metas. Entre elas está a constituição de um espaço físico para a realização de atividades leitoras. Uma casa. Mas não se trata de uma casa comum. Trata-se de um ambiente dedicado à leitura na sua acepção mais diversa. Leitura das imagens, das letras, dos saberes, dos sabores, das formas. Leitura de mundo. A Casa da Leitura, assim carinhosamente denominada, ficará sediada no prédio situado à rua Cel. Pompeu, esquina com a rua Adolfo Caminha e que no passado serviu de sede à extinta Legião Brasileira de Assistência-LBA.
Na Casa da Leitura, crianças, jovens e adultos encontrarão um espaço privilegiado para o incentivo e desenvolvimento de habilidades leitoras.

O prédio, sede do projeto, é um dos belos exemplares da arquitetura do período colonial e está situado na área de entorno do sítio histórico de Aracati. Dada a importância histórica o IWF organizou uma equipe de funcionários sob a orientação do artista Ricardo Freitas para que detalhes significativos de sua arquitetura possam ser preservados e evidenciados. O projeto de restauro conta ainda com a orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, através do Núcleo de Apoio ao Sítio Histórico de Aracati-NASIHARA.
O Instituto Waldemar Falcão prevê a inauguração da Casa de Leitura para a segunda quinzena do mês de junho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo brincando

Jogos tradicionais e eletrônicos o que teriam em comum? Há muito mais aproximação que distanciamento entre eles do que aparentemente se pode pensar. Tanto no jogo tradicional quanto nos jogos eletrônicos há um mesmo princípio: a participação ativa de quem joga/brinca. Certamente a dimensão espacial pode ser considerada como um dos fatores preponderantes na diferenciação entre estas modalidades. Enquanto os jogos tradicionais (pião, pipa, corda, manja etc.) ocorrem em ambientes abertos com a predominância na interação presencial dos participantes; o jogo eletrônico se dá em ambiente eletrônico/virtual, podendo ser articulado com jogadores de várias partes do mundo a partir da rede mundial de computadores, por exemplo, tudo sem sair de casa. Antigo ou novo? O adequado seria compreender que tradição e modernidade constituem elementos da cultura e, portanto são portadores da herança cultural da humanidade. Nessa perspectiva os alunos do 3º ano A e B, FI, foram convidados a des...

O Salé Junino está recheado de atrações

Nem bem o mês junho iniciou e o Instituto Waldemar Falcão vibra ao som do baião, xote, xaxado, entre outros gêneros musicais que animam as festas juninas. Outro destaque é a decoração que traz o brilho, as cores e a alegria desse festejo. A comunidade educativa salesiana se organizou para que esta festa fosse, além de um programa cultural para os alunos e familiares, uma oportunidade de aprendizagem para os alunos através das inúmeras apresentações organizadas para o evento. Uma rica programação envolverá os alunos da educação infantil ao ensino médio. Destacaremos a participação da educação infantil em flashes só pra você ficar com gostinho de quero mais. Confira!

Poesia: um despertar para as leituras do mundo

Sessões de declamação. Casa da Leitura. 2013 Projeto estimula a produção poética entre os alunos da educação básica do Instituto Waldemar Falcão. Durante três meses os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF, Aracati-CE, participaram de atividades com o gênero textual poesia. O projeto “Hora do Limerique” resultou na produção de 87 limeriques- poema rimado de forma fixa (AABBA). Os alunos participaram de leituras coletivas e sessões de declamação ministradas pelo poeta e arte-educador Marciano Ponciano. Nessa etapa foram apresentados aos educandos os seguintes poetas e respectivas obras: Cecília Meireles (Ou Isto, ou Aquilo), Pedro Bandeira (A hora do desconto), Dideus Sales (Sertão em Verso e Prosa) e Tatiana Belinky (Mandaliques). “Trabalhar com poesia”, afirmou Marciano Ponciano, “ultrapassa sua função meramente comunicativa e apresenta-se como substância para novas poéticas. Apresentar ao aluno a poesia como um despertar para as leituras do...