Pular para o conteúdo principal

VARAL DE POESIA: POÉTICAS DO COTIDIANO


Alunos do 4º ano B. IWF. Aracati-CE.
O trabalho com projetos é enriquecedor para os alunos, pois nesta metodologia o falar, o ouvir, o ler e o escrever estão sempre associados a situações reais de comunicação e produção de conhecimento.

Assim ocorreu com o projeto Varal de Poesias, proposta incluída no livro de Língua Portuguesa da Rede Salesianas de Escola-RSE. Hoje esta ação encontra-se integrada aos objetivos de um outro projeto: o Ler e Escrever: Muito Prazer de incentivo à leitura e escrita.

Durante três meses, de fevereiro a abril de 2012, o alunos mergulharam no universo da poesia e descobriram seu valor pelo encantamento das palavras.

Com a linguagem poética o aluno foi convidado a observar o lúdico e a perene novidade da vida. O trabalho com a poesia possibilita o exercício da criatividade e o estímulo à sensibilidade. Foi com este gênero literário que os alunos do 4º ano tiveram a oportunidade de ampliar o olhar; e assim observarem as novidades até então escondidas no cotidiano.

Educar o olhar, aprender a ver e a perceber as poéticas do dia-a-dia desfaz a ideia estigmatizada que impõe à poesia o atributo de gênero de difícil compreensão.

Musicalidade, ritmo, pensamento por imagens, jogo com palavras e o desejo de apresentar o mundo diferente daquele que os nossos olhos estão acostumados a ver são algumas das qualidades do trabalho com a linguagem poética.




Todas essas características têm forte ligação com o universo infantil. A criança compreende o mundo de modo diferente, pois está em constante descoberta, maravilhando-se com a vida tornando o aparente rotineiro em objeto de novas revelações.

Outro aspecto muito agradável ao público infantil é o da possibilidade do lúdico na linguagem poética verificado no jogo de som, ritmo e sentido das palavras.

Com o projeto Varal de Poesia foi possível proporcionar aos alunos dos 4º anos A e B um ambiente de descobertas literárias. A poesia foi apresentada como um gênero literário capaz de encantar e revelar as poéticas da vida.

Marciano Ponciano Virginio
Poeta e Arte-Educador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto fortalece tradição oral presente nas narrativas populares

D. Carminha contando histórias para os alunos do 3 ano do IWF. Desde pequenos nos interessamos por narrativas. Histórias de fadas, piratas, sereias, países distantes entre outras permanecem vivas em nossas memórias. A partir da narrativa a criança é capaz de embelezar-se com a vida, de saltar sobre a “vulgaridade cotidiana” como bem afirmou Malba Tahan. Trabalhar com narrativas orais possibilita, além do encontro com a herança cultural, o exercício do ouvir. Contar e ouvir histórias são práticas que se encontram intimamente relacionadas: pois sem as narrativas orais toda a comunidade de ouvintes desapareceria. O projeto “Histórias de Ouvir Contar”- presente no livro de Língua Portuguesa da RSE-  se propõe a fortalecer os laços existentes entre a tradição oral e a escuta atenta de nossos alunos.  Foi com esse objetivo que no dia 1 de outubro a turma do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão, recebeu a visita da senhora Maria do Carmo Oliveira Morei

Jornal destaca atividades do Instituto Waldemar Falcão

Entrevista cedida pela Ir. Nádia ao aluno Gabriel Porto. Os alunos do 4º ano do Instituto Waldemar Falcão-IWF sob a orientação do arte-educador Marciano Ponciano, lançaram nesta última sexta-feira a primeira edição do jornal IWF NOTÍCIAS. A atividade foi desenvolvida como parte do projeto "Aconteceu virou notícia". “Trabalhar com jornal, afirma Marciano Ponciano, possibilita uma diversidade de abordagens. Os assuntos apresentados motivam debates que permitem observar as relações possíveis entre o indivíduo e o mundo a seu redor, bem como as diversas opiniões sobre o mesmo assunto. O projeto terá duração de três meses nos quais abordaremos os diversos gêneros textuais presentes no jornal: editoriais, entrevistas, reportagens, etc”. A primeira edição do Jornal IWF Notícias destacou os preparativos para a caminhada alusiva às festividades a Nossa Senhora Auxiliadora e contou com a participação das Ir. Nádia (Pastoral) e Ir. Elisângela (Diretora) que foram entrevista