Pular para o conteúdo principal

VARAL DE POESIA: POÉTICAS DO COTIDIANO


Alunos do 4º ano B. IWF. Aracati-CE.
O trabalho com projetos é enriquecedor para os alunos, pois nesta metodologia o falar, o ouvir, o ler e o escrever estão sempre associados a situações reais de comunicação e produção de conhecimento.

Assim ocorreu com o projeto Varal de Poesias, proposta incluída no livro de Língua Portuguesa da Rede Salesianas de Escola-RSE. Hoje esta ação encontra-se integrada aos objetivos de um outro projeto: o Ler e Escrever: Muito Prazer de incentivo à leitura e escrita.

Durante três meses, de fevereiro a abril de 2012, o alunos mergulharam no universo da poesia e descobriram seu valor pelo encantamento das palavras.

Com a linguagem poética o aluno foi convidado a observar o lúdico e a perene novidade da vida. O trabalho com a poesia possibilita o exercício da criatividade e o estímulo à sensibilidade. Foi com este gênero literário que os alunos do 4º ano tiveram a oportunidade de ampliar o olhar; e assim observarem as novidades até então escondidas no cotidiano.

Educar o olhar, aprender a ver e a perceber as poéticas do dia-a-dia desfaz a ideia estigmatizada que impõe à poesia o atributo de gênero de difícil compreensão.

Musicalidade, ritmo, pensamento por imagens, jogo com palavras e o desejo de apresentar o mundo diferente daquele que os nossos olhos estão acostumados a ver são algumas das qualidades do trabalho com a linguagem poética.




Todas essas características têm forte ligação com o universo infantil. A criança compreende o mundo de modo diferente, pois está em constante descoberta, maravilhando-se com a vida tornando o aparente rotineiro em objeto de novas revelações.

Outro aspecto muito agradável ao público infantil é o da possibilidade do lúdico na linguagem poética verificado no jogo de som, ritmo e sentido das palavras.

Com o projeto Varal de Poesia foi possível proporcionar aos alunos dos 4º anos A e B um ambiente de descobertas literárias. A poesia foi apresentada como um gênero literário capaz de encantar e revelar as poéticas da vida.

Marciano Ponciano Virginio
Poeta e Arte-Educador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As canções que a gente gosta tanto

Os alunos do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF realizaram uma grande festa para a celebração da música popular brasileira. O auditório do IWF foi palco para a culminância do projeto “As canções que a gente gosta tanto”, ação integrante do livro de Língua Portuguesa da RSE. O show organizado e apresentado pelo arte-educador Marciano Ponciano teve como modelo os programas de auditório tão importantes para a divulgação da música popular brasileira. O projeto teve início em maio de 2012 com as atividades em sala de aula e Casa da Leitura (equipamento cultural sede do Projeto Ler e Escrever Muito Prazer, anexo do IWF). Entre as atividades realizadas podemos destacar: escrita de letras de música, pesquisa sobre a vida e obra de cantores e compositores nacionais, seleção musical, apreciação musical, música instrumental, timbre, ritmo, confecção de instrumentos musicais, entre outras. “Ao longo do projeto pudemos constatar a importância da música na vid...

Projeto fortalece tradição oral presente nas narrativas populares

D. Carminha contando histórias para os alunos do 3 ano do IWF. Desde pequenos nos interessamos por narrativas. Histórias de fadas, piratas, sereias, países distantes entre outras permanecem vivas em nossas memórias. A partir da narrativa a criança é capaz de embelezar-se com a vida, de saltar sobre a “vulgaridade cotidiana” como bem afirmou Malba Tahan. Trabalhar com narrativas orais possibilita, além do encontro com a herança cultural, o exercício do ouvir. Contar e ouvir histórias são práticas que se encontram intimamente relacionadas: pois sem as narrativas orais toda a comunidade de ouvintes desapareceria. O projeto “Histórias de Ouvir Contar”- presente no livro de Língua Portuguesa da RSE-  se propõe a fortalecer os laços existentes entre a tradição oral e a escuta atenta de nossos alunos.  Foi com esse objetivo que no dia 1 de outubro a turma do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão, recebeu a visita da senhora Maria do Carmo Olive...

Em busca das manifestações culturais de Aracati

Alunos dos 5º anos A e B. IWF. O termo verbete remete-nos, quase que instantaneamente, a dicionários e/ou enciclopédias onde os mesmos geralmente são publicados. Nessas publicações esses termos apresentam-se organizados em uma determinada ordem que pode ser alfabética ou numérica, temporal ou temática. Em nosso projeto "Enciclopédia de Manifestações Artísticas" escolhemos a modalidade temática a fim de destacar as manifestações artísticas da cidade de Aracati, onde se encontra sediado o Instituto Waldemar Falcão-IWF (Salesianas-Aracati).   O projeto constitui uma ação prevista no livro de Língua Portuguesa da Rede Salesianas de Escolas-RSE. Em 2012 esta ação fora agregada ao Projeto "Ler e Escrever: muito prazer" de incentivo à leitura e escrita. O projeto de pesquisa foi estruturado em sete subtemas: Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo), Artes Visuais (Fotografia, Pintura, Escultura, etc.), Literatura, Música, Artesanato, Folclore e Festas Populares.  ...