Pular para o conteúdo principal

VARAL DE POESIA: POÉTICAS DO COTIDIANO


Alunos do 4º ano B. IWF. Aracati-CE.
O trabalho com projetos é enriquecedor para os alunos, pois nesta metodologia o falar, o ouvir, o ler e o escrever estão sempre associados a situações reais de comunicação e produção de conhecimento.

Assim ocorreu com o projeto Varal de Poesias, proposta incluída no livro de Língua Portuguesa da Rede Salesianas de Escola-RSE. Hoje esta ação encontra-se integrada aos objetivos de um outro projeto: o Ler e Escrever: Muito Prazer de incentivo à leitura e escrita.

Durante três meses, de fevereiro a abril de 2012, o alunos mergulharam no universo da poesia e descobriram seu valor pelo encantamento das palavras.

Com a linguagem poética o aluno foi convidado a observar o lúdico e a perene novidade da vida. O trabalho com a poesia possibilita o exercício da criatividade e o estímulo à sensibilidade. Foi com este gênero literário que os alunos do 4º ano tiveram a oportunidade de ampliar o olhar; e assim observarem as novidades até então escondidas no cotidiano.

Educar o olhar, aprender a ver e a perceber as poéticas do dia-a-dia desfaz a ideia estigmatizada que impõe à poesia o atributo de gênero de difícil compreensão.

Musicalidade, ritmo, pensamento por imagens, jogo com palavras e o desejo de apresentar o mundo diferente daquele que os nossos olhos estão acostumados a ver são algumas das qualidades do trabalho com a linguagem poética.




Todas essas características têm forte ligação com o universo infantil. A criança compreende o mundo de modo diferente, pois está em constante descoberta, maravilhando-se com a vida tornando o aparente rotineiro em objeto de novas revelações.

Outro aspecto muito agradável ao público infantil é o da possibilidade do lúdico na linguagem poética verificado no jogo de som, ritmo e sentido das palavras.

Com o projeto Varal de Poesia foi possível proporcionar aos alunos dos 4º anos A e B um ambiente de descobertas literárias. A poesia foi apresentada como um gênero literário capaz de encantar e revelar as poéticas da vida.

Marciano Ponciano Virginio
Poeta e Arte-Educador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo brincando

Jogos tradicionais e eletrônicos o que teriam em comum? Há muito mais aproximação que distanciamento entre eles do que aparentemente se pode pensar. Tanto no jogo tradicional quanto nos jogos eletrônicos há um mesmo princípio: a participação ativa de quem joga/brinca. Certamente a dimensão espacial pode ser considerada como um dos fatores preponderantes na diferenciação entre estas modalidades. Enquanto os jogos tradicionais (pião, pipa, corda, manja etc.) ocorrem em ambientes abertos com a predominância na interação presencial dos participantes; o jogo eletrônico se dá em ambiente eletrônico/virtual, podendo ser articulado com jogadores de várias partes do mundo a partir da rede mundial de computadores, por exemplo, tudo sem sair de casa. Antigo ou novo? O adequado seria compreender que tradição e modernidade constituem elementos da cultura e, portanto são portadores da herança cultural da humanidade. Nessa perspectiva os alunos do 3º ano A e B, FI, foram convidados a des...

O Salé Junino está recheado de atrações

Nem bem o mês junho iniciou e o Instituto Waldemar Falcão vibra ao som do baião, xote, xaxado, entre outros gêneros musicais que animam as festas juninas. Outro destaque é a decoração que traz o brilho, as cores e a alegria desse festejo. A comunidade educativa salesiana se organizou para que esta festa fosse, além de um programa cultural para os alunos e familiares, uma oportunidade de aprendizagem para os alunos através das inúmeras apresentações organizadas para o evento. Uma rica programação envolverá os alunos da educação infantil ao ensino médio. Destacaremos a participação da educação infantil em flashes só pra você ficar com gostinho de quero mais. Confira!

Poesia: um despertar para as leituras do mundo

Sessões de declamação. Casa da Leitura. 2013 Projeto estimula a produção poética entre os alunos da educação básica do Instituto Waldemar Falcão. Durante três meses os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF, Aracati-CE, participaram de atividades com o gênero textual poesia. O projeto “Hora do Limerique” resultou na produção de 87 limeriques- poema rimado de forma fixa (AABBA). Os alunos participaram de leituras coletivas e sessões de declamação ministradas pelo poeta e arte-educador Marciano Ponciano. Nessa etapa foram apresentados aos educandos os seguintes poetas e respectivas obras: Cecília Meireles (Ou Isto, ou Aquilo), Pedro Bandeira (A hora do desconto), Dideus Sales (Sertão em Verso e Prosa) e Tatiana Belinky (Mandaliques). “Trabalhar com poesia”, afirmou Marciano Ponciano, “ultrapassa sua função meramente comunicativa e apresenta-se como substância para novas poéticas. Apresentar ao aluno a poesia como um despertar para as leituras do...