Pular para o conteúdo principal

Poesia: um despertar para as leituras do mundo

Sessões de declamação. Casa da Leitura. 2013

Projeto estimula a produção poética entre os alunos da educação básica do Instituto Waldemar Falcão.
Durante três meses os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF, Aracati-CE, participaram de atividades com o gênero textual poesia. O projeto “Hora do Limerique” resultou na produção de 87 limeriques- poema rimado de forma fixa (AABBA).

Os alunos participaram de leituras coletivas e sessões de declamação ministradas pelo poeta e arte-educador Marciano Ponciano. Nessa etapa foram apresentados aos educandos os seguintes poetas e respectivas obras: Cecília Meireles (Ou Isto, ou Aquilo), Pedro Bandeira (A hora do desconto), Dideus Sales (Sertão em Verso e Prosa) e Tatiana Belinky (Mandaliques).

“Trabalhar com poesia”, afirmou Marciano Ponciano, “ultrapassa sua função meramente comunicativa e apresenta-se como substância para novas poéticas. Apresentar ao aluno a poesia como um despertar para as leituras do mundo possibilita um aprendizado repleto de significações”.

A produção de limeriques se deu a partir da empatia dos alunos com o tom jocoso impresso nesse gênero. O livro Mandaliques da autora Tatiana Belinky foi o ponto de partida para a escolha dessa forma poética.
Os trabalhos farão parte de uma coletânea organizada em um livro digital (e-book) que será disponibilizado no blog do projeto Ler e Escrever: Muito Prazer.

A CUTIA GOSTAVA DA TITIA
PORQUE A ALIMENTAVA TODO DIA
ARROZ MISTURADO COM FEIJÃO
E PANELADA COM PIRÃO...
A CUTIA VIVIA SEMPRE DE REGALIA.

[Lavine e Aryane, 4º A]

O CACHINQUELÊ
FOI FAZER NÃO SEI O QUÊ
QUANDO VOLTOU
O CACHIMBO TOROU
E O CACHINQUELÊ FOI FAZER NÃO SEI O QUÊ.

[Sophia de Oliveira e Maria Clarissa da Silva, 4º A]

A MENINA DESASTRADA
NÃO GOSTAVA DE NADA.
UM DIA TEVE UM DESEJO
DE COMER DOCE COM QUEIJO
E PÃO COM GOIABADA.

[GISELE E ANELY, 4º A]

JOÃOZINHO ADORAVA PÃO
NO CAFÉ, NO ALMOÇO, EM TODA REFEIÇÃO.
UM DIA SÓ TEVE TAPIOCA
NÃO QUIS E COMEU PIPOCA
O PÃO ERA SUA PREDILEÇÃO.

[Levy e Germano, 4º B]

A FELICIDADE
FOI À CIDADE
COMPROU PÃO, ARROZ E FEIJÃO
VOLTOU DE CAMINHÃO
FELIZ E COM SAUDADE.

[SAMARA E RAYANE, 4º B]

A ÁRVORE ANDANTE QUE ANDAVA POR AÍ
ERA PRIMA DO ABACAXI
O ABACAXI SAIU COM MEDO DA PRIMA
E FOI NO ALTO DA COLINA
A ÁRVORE ANDANTE NÃO ANDAVA POR ALI.

[ADRIAN SAMUEL E LUIS NETO]

Saiba mais:

Limerick, em inglês, é o nome de um poema bem-humorado, feito de cinco versos. Os dois primeiros versos rimam com o último, enquanto o terceiro e quarto versos, mais curtos, rimam entre si. Um dos grandes expoentes nessa arte foi o inglês Edward Lear (1812-1888), mas quem fez com que o limerick se tornasse limerique mesmo, em português, foi Tatiana Belinky.

Informações:
Instituto Waldemar Falcão
Projeto Ler e Escrever: Muito Prazer
www.incentivoaleituraiwf.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto fortalece tradição oral presente nas narrativas populares

D. Carminha contando histórias para os alunos do 3 ano do IWF. Desde pequenos nos interessamos por narrativas. Histórias de fadas, piratas, sereias, países distantes entre outras permanecem vivas em nossas memórias. A partir da narrativa a criança é capaz de embelezar-se com a vida, de saltar sobre a “vulgaridade cotidiana” como bem afirmou Malba Tahan. Trabalhar com narrativas orais possibilita, além do encontro com a herança cultural, o exercício do ouvir. Contar e ouvir histórias são práticas que se encontram intimamente relacionadas: pois sem as narrativas orais toda a comunidade de ouvintes desapareceria. O projeto “Histórias de Ouvir Contar”- presente no livro de Língua Portuguesa da RSE-  se propõe a fortalecer os laços existentes entre a tradição oral e a escuta atenta de nossos alunos.  Foi com esse objetivo que no dia 1 de outubro a turma do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão, recebeu a visita da senhora Maria do Carmo Oliveira Morei

Jornal destaca atividades do Instituto Waldemar Falcão

Entrevista cedida pela Ir. Nádia ao aluno Gabriel Porto. Os alunos do 4º ano do Instituto Waldemar Falcão-IWF sob a orientação do arte-educador Marciano Ponciano, lançaram nesta última sexta-feira a primeira edição do jornal IWF NOTÍCIAS. A atividade foi desenvolvida como parte do projeto "Aconteceu virou notícia". “Trabalhar com jornal, afirma Marciano Ponciano, possibilita uma diversidade de abordagens. Os assuntos apresentados motivam debates que permitem observar as relações possíveis entre o indivíduo e o mundo a seu redor, bem como as diversas opiniões sobre o mesmo assunto. O projeto terá duração de três meses nos quais abordaremos os diversos gêneros textuais presentes no jornal: editoriais, entrevistas, reportagens, etc”. A primeira edição do Jornal IWF Notícias destacou os preparativos para a caminhada alusiva às festividades a Nossa Senhora Auxiliadora e contou com a participação das Ir. Nádia (Pastoral) e Ir. Elisângela (Diretora) que foram entrevista