Pular para o conteúdo principal

Aprendendo brincando

Jogos tradicionais e eletrônicos o que teriam em comum? Há muito mais aproximação que distanciamento entre eles do que aparentemente se pode pensar. Tanto no jogo tradicional quanto nos jogos eletrônicos há um mesmo princípio: a participação ativa de quem joga/brinca. Certamente a dimensão espacial pode ser considerada como um dos fatores preponderantes na diferenciação entre estas modalidades. Enquanto os jogos tradicionais (pião, pipa, corda, manja etc.) ocorrem em ambientes abertos com a predominância na interação presencial dos participantes; o jogo eletrônico se dá em ambiente eletrônico/virtual, podendo ser articulado com jogadores de várias partes do mundo a partir da rede mundial de computadores, por exemplo, tudo sem sair de casa.

Antigo ou novo? O adequado seria compreender que tradição e modernidade constituem elementos da cultura e, portanto são portadores da herança cultural da humanidade.

Nessa perspectiva os alunos do 3º ano A e B, FI, foram convidados a descobrir a partir de uma abordagem teórico-prática jogos antigos e outros recentemente criados com o auxílio das novas tecnologias. Segundo Marciano Ponciano, arte-educador responsável pela ação: “Com essa abordagem os alunos do 3º ano passaram a compreender a função referencial do texto de regra, parte integrante da descrição de jogos sejam eles antigos ou novos. Pretendemos com isso tornar a aprendizagem significativa e ampliar o universo de brincadeiras de nossos educandos”.

Sugestão de jogos trabalhados no laboratório de informática:

Jogo da memória

Feche Caixa

Jogo do Grau

Casa da Ciência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Salé Junino está recheado de atrações

Nem bem o mês junho iniciou e o Instituto Waldemar Falcão vibra ao som do baião, xote, xaxado, entre outros gêneros musicais que animam as festas juninas. Outro destaque é a decoração que traz o brilho, as cores e a alegria desse festejo. A comunidade educativa salesiana se organizou para que esta festa fosse, além de um programa cultural para os alunos e familiares, uma oportunidade de aprendizagem para os alunos através das inúmeras apresentações organizadas para o evento. Uma rica programação envolverá os alunos da educação infantil ao ensino médio. Destacaremos a participação da educação infantil em flashes só pra você ficar com gostinho de quero mais. Confira!

Poesia: um despertar para as leituras do mundo

Sessões de declamação. Casa da Leitura. 2013 Projeto estimula a produção poética entre os alunos da educação básica do Instituto Waldemar Falcão. Durante três meses os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF, Aracati-CE, participaram de atividades com o gênero textual poesia. O projeto “Hora do Limerique” resultou na produção de 87 limeriques- poema rimado de forma fixa (AABBA). Os alunos participaram de leituras coletivas e sessões de declamação ministradas pelo poeta e arte-educador Marciano Ponciano. Nessa etapa foram apresentados aos educandos os seguintes poetas e respectivas obras: Cecília Meireles (Ou Isto, ou Aquilo), Pedro Bandeira (A hora do desconto), Dideus Sales (Sertão em Verso e Prosa) e Tatiana Belinky (Mandaliques). “Trabalhar com poesia”, afirmou Marciano Ponciano, “ultrapassa sua função meramente comunicativa e apresenta-se como substância para novas poéticas. Apresentar ao aluno a poesia como um despertar para as leituras do...