Pular para o conteúdo principal

Aprendendo brincando

Jogos tradicionais e eletrônicos o que teriam em comum? Há muito mais aproximação que distanciamento entre eles do que aparentemente se pode pensar. Tanto no jogo tradicional quanto nos jogos eletrônicos há um mesmo princípio: a participação ativa de quem joga/brinca. Certamente a dimensão espacial pode ser considerada como um dos fatores preponderantes na diferenciação entre estas modalidades. Enquanto os jogos tradicionais (pião, pipa, corda, manja etc.) ocorrem em ambientes abertos com a predominância na interação presencial dos participantes; o jogo eletrônico se dá em ambiente eletrônico/virtual, podendo ser articulado com jogadores de várias partes do mundo a partir da rede mundial de computadores, por exemplo, tudo sem sair de casa.

Antigo ou novo? O adequado seria compreender que tradição e modernidade constituem elementos da cultura e, portanto são portadores da herança cultural da humanidade.

Nessa perspectiva os alunos do 3º ano A e B, FI, foram convidados a descobrir a partir de uma abordagem teórico-prática jogos antigos e outros recentemente criados com o auxílio das novas tecnologias. Segundo Marciano Ponciano, arte-educador responsável pela ação: “Com essa abordagem os alunos do 3º ano passaram a compreender a função referencial do texto de regra, parte integrante da descrição de jogos sejam eles antigos ou novos. Pretendemos com isso tornar a aprendizagem significativa e ampliar o universo de brincadeiras de nossos educandos”.

Sugestão de jogos trabalhados no laboratório de informática:

Jogo da memória

Feche Caixa

Jogo do Grau

Casa da Ciência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Leitura no Programa Sinal de Alerta

Turmas dos 4º anos “A” e “B” promovem a 10ª rodada da Ciranda do Livro

Quando nos vemos diante de algo que nos encanta e emociona, a exemplo de um filme ou peça de teatro, é inevitável que queiramos compartilhar essa experiência com outras pessoas. Para isso não medimos esforços na tentativa de convencê-las de que vale a pena viver esta experiência. Isto também acontece quando lemos um bom livro e somos envolvidos pelo mundo simbólico da literatura. Desde maio de 2011, com a implantação da Ciranda do Livro-CL, a promoção do livro e consequentemente da leitura, tem sido uma constante no Instituto Waldemar Falcão-IWF. A ação é parte integrante do projeto de incentivo a leitura “Ler e Escrever: Muito Prazer”. Constam como objetivos da CL: Fomentar o gosto pela leitura; promover um ambiente de discussões acerca das características de um texto literário; Produzir e compartilhar resenhas de indicação literária. O projeto tem alcançado grande êxito entre os alunos do FI do Instituto Waldemar Falcão, em Aracati-CE. Isto se pode verificar na quantidade de livr...