Pular para o conteúdo principal

Enciclopédia de Manifestações Artísticas é destaque no site da RSE

Seguindo uma sugestão do material didático da RSE, os alunos do 5º ano do Instituto Waldemar Falcão produziram uma enciclopédia sobre as manifestações culturais de Aracati-CE, cidade onde o instituto se localiza. Organizados em grupos, eles produziram verbetes estruturados em sete subtemas: artes cênicas (teatro, dança, circo), artes visuais (fotografia, pintura, escultura, entre outras), literatura, música, artesanato, folclore e festas populares.

O trabalho foi realizado entre os meses de fevereiro e abril. Às terças-feiras, os estudantes se reuniam na sala de aula, no laboratório, na biblioteca ou na Casa de Leitura para pesquisa do tema, debate e criação de verbetes.

Registro fotográfico dos alunos do 5º ano A



“Constatamos que as publicações em meio impresso sobre as manifestações culturais da cidade de Aracati eram escassas. Prevendo essa carência, sugerimos aos alunos diversas fontes oriundas de sítios de instituições culturais e afins”, explica educador Marciano Ponciano Virginio.

Registro fotográfico dos alunos do 5º ano B 

A pesquisa resultou na elaboração de 104 verbetes, que foram publicados em meio eletrônico no formato de enciclopédia virtual. A ferramenta servirá como fonte de pesquisa para os internautas interessados na história da arte de Aracati.



Matéria publicada no dia 4 de maio de 2012. Disponível em: http://www.gg3teste.com/rseinforma/noticias/secao_noticia/2/977#titulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo brincando

Jogos tradicionais e eletrônicos o que teriam em comum? Há muito mais aproximação que distanciamento entre eles do que aparentemente se pode pensar. Tanto no jogo tradicional quanto nos jogos eletrônicos há um mesmo princípio: a participação ativa de quem joga/brinca. Certamente a dimensão espacial pode ser considerada como um dos fatores preponderantes na diferenciação entre estas modalidades. Enquanto os jogos tradicionais (pião, pipa, corda, manja etc.) ocorrem em ambientes abertos com a predominância na interação presencial dos participantes; o jogo eletrônico se dá em ambiente eletrônico/virtual, podendo ser articulado com jogadores de várias partes do mundo a partir da rede mundial de computadores, por exemplo, tudo sem sair de casa. Antigo ou novo? O adequado seria compreender que tradição e modernidade constituem elementos da cultura e, portanto são portadores da herança cultural da humanidade. Nessa perspectiva os alunos do 3º ano A e B, FI, foram convidados a des...

O Salé Junino está recheado de atrações

Nem bem o mês junho iniciou e o Instituto Waldemar Falcão vibra ao som do baião, xote, xaxado, entre outros gêneros musicais que animam as festas juninas. Outro destaque é a decoração que traz o brilho, as cores e a alegria desse festejo. A comunidade educativa salesiana se organizou para que esta festa fosse, além de um programa cultural para os alunos e familiares, uma oportunidade de aprendizagem para os alunos através das inúmeras apresentações organizadas para o evento. Uma rica programação envolverá os alunos da educação infantil ao ensino médio. Destacaremos a participação da educação infantil em flashes só pra você ficar com gostinho de quero mais. Confira!

Poesia: um despertar para as leituras do mundo

Sessões de declamação. Casa da Leitura. 2013 Projeto estimula a produção poética entre os alunos da educação básica do Instituto Waldemar Falcão. Durante três meses os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF, Aracati-CE, participaram de atividades com o gênero textual poesia. O projeto “Hora do Limerique” resultou na produção de 87 limeriques- poema rimado de forma fixa (AABBA). Os alunos participaram de leituras coletivas e sessões de declamação ministradas pelo poeta e arte-educador Marciano Ponciano. Nessa etapa foram apresentados aos educandos os seguintes poetas e respectivas obras: Cecília Meireles (Ou Isto, ou Aquilo), Pedro Bandeira (A hora do desconto), Dideus Sales (Sertão em Verso e Prosa) e Tatiana Belinky (Mandaliques). “Trabalhar com poesia”, afirmou Marciano Ponciano, “ultrapassa sua função meramente comunicativa e apresenta-se como substância para novas poéticas. Apresentar ao aluno a poesia como um despertar para as leituras do...