Pular para o conteúdo principal

As canções que a gente gosta tanto



Os alunos do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF realizaram uma grande festa para a celebração da música popular brasileira.

O auditório do IWF foi palco para a culminância do projeto “As canções que a gente gosta tanto”, ação integrante do livro de Língua Portuguesa da RSE. O show organizado e apresentado pelo arte-educador Marciano Ponciano teve como modelo os programas de auditório tão importantes para a divulgação da música popular brasileira.

O projeto teve início em maio de 2012 com as atividades em sala de aula e Casa da Leitura (equipamento cultural sede do Projeto Ler e Escrever Muito Prazer, anexo do IWF). Entre as atividades realizadas podemos destacar: escrita de letras de música, pesquisa sobre a vida e obra de cantores e compositores nacionais, seleção musical, apreciação musical, música instrumental, timbre, ritmo, confecção de instrumentos musicais, entre outras. “Ao longo do projeto pudemos constatar a importância da música na vida de nossos alunos e isto pôde ser verificado no entusiasmo dos mesmos a cada nova etapa do projeto.” - enfatizou Marciano Ponciano.

O formato, programa de auditório, escolhido para a culminância do projeto possibilitou a participação dos alunos do 2º ao 5º ano do E.F e favoreceu o intercâmbio de experiências tão salutar à uma aprendizagem significativa. Os organizadores dividiram a plateia em dois grupos: meninos e meninas os quais deveriam se submeter às tarefas do programa (Videokê, “Passarinho que som é esse?” e “Quem é o ídolo?”).

No turno matutino a competição resultou em empate, já no turno vespertino os meninos venceram por um ponto de vantagem.

O projeto “As canções que a gente gosta tanto” foi realizado de maio a agosto de 2012 e contou com a orientação das educadoras Edna Castro, Verônica Barros e do arte-educador Marciano Ponciano.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo brincando

Jogos tradicionais e eletrônicos o que teriam em comum? Há muito mais aproximação que distanciamento entre eles do que aparentemente se pode pensar. Tanto no jogo tradicional quanto nos jogos eletrônicos há um mesmo princípio: a participação ativa de quem joga/brinca. Certamente a dimensão espacial pode ser considerada como um dos fatores preponderantes na diferenciação entre estas modalidades. Enquanto os jogos tradicionais (pião, pipa, corda, manja etc.) ocorrem em ambientes abertos com a predominância na interação presencial dos participantes; o jogo eletrônico se dá em ambiente eletrônico/virtual, podendo ser articulado com jogadores de várias partes do mundo a partir da rede mundial de computadores, por exemplo, tudo sem sair de casa. Antigo ou novo? O adequado seria compreender que tradição e modernidade constituem elementos da cultura e, portanto são portadores da herança cultural da humanidade. Nessa perspectiva os alunos do 3º ano A e B, FI, foram convidados a des...

Jornal destaca atividades do Instituto Waldemar Falcão

Entrevista cedida pela Ir. Nádia ao aluno Gabriel Porto. Os alunos do 4º ano do Instituto Waldemar Falcão-IWF sob a orientação do arte-educador Marciano Ponciano, lançaram nesta última sexta-feira a primeira edição do jornal IWF NOTÍCIAS. A atividade foi desenvolvida como parte do projeto "Aconteceu virou notícia". “Trabalhar com jornal, afirma Marciano Ponciano, possibilita uma diversidade de abordagens. Os assuntos apresentados motivam debates que permitem observar as relações possíveis entre o indivíduo e o mundo a seu redor, bem como as diversas opiniões sobre o mesmo assunto. O projeto terá duração de três meses nos quais abordaremos os diversos gêneros textuais presentes no jornal: editoriais, entrevistas, reportagens, etc”. A primeira edição do Jornal IWF Notícias destacou os preparativos para a caminhada alusiva às festividades a Nossa Senhora Auxiliadora e contou com a participação das Ir. Nádia (Pastoral) e Ir. Elisângela (Diretora) que foram entrevista...