Os alunos do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF realizaram uma grande festa para a celebração da música popular brasileira.
O auditório do IWF foi palco para a culminância do projeto “As canções que a gente gosta tanto”, ação integrante do livro de Língua Portuguesa da RSE. O show organizado e apresentado pelo arte-educador Marciano Ponciano teve como modelo os programas de auditório tão importantes para a divulgação da música popular brasileira.
O projeto teve início em maio de 2012 com as atividades em sala de aula e Casa da Leitura (equipamento cultural sede do Projeto Ler e Escrever Muito Prazer, anexo do IWF). Entre as atividades realizadas podemos destacar: escrita de letras de música, pesquisa sobre a vida e obra de cantores e compositores nacionais, seleção musical, apreciação musical, música instrumental, timbre, ritmo, confecção de instrumentos musicais, entre outras. “Ao longo do projeto pudemos constatar a importância da música na vida de nossos alunos e isto pôde ser verificado no entusiasmo dos mesmos a cada nova etapa do projeto.” - enfatizou Marciano Ponciano.
O formato, programa de auditório, escolhido para a culminância do projeto possibilitou a participação dos alunos do 2º ao 5º ano do E.F e favoreceu o intercâmbio de experiências tão salutar à uma aprendizagem significativa. Os organizadores dividiram a plateia em dois grupos: meninos e meninas os quais deveriam se submeter às tarefas do programa (Videokê, “Passarinho que som é esse?” e “Quem é o ídolo?”).
No turno matutino a competição resultou em empate, já no turno vespertino os meninos venceram por um ponto de vantagem.
No turno matutino a competição resultou em empate, já no turno vespertino os meninos venceram por um ponto de vantagem.
O projeto “As canções que a gente gosta tanto” foi realizado de maio a agosto de 2012 e contou com a orientação das educadoras Edna Castro, Verônica Barros e do arte-educador Marciano Ponciano.
Comentários
Postar um comentário