"Uma questão se impõe: o que é um leitor? A resposta está relacionada ao conceito de texto. Leitor e texto ligam-se na medida em que o texto é uma organização simbólica com uma função representativa que se cumpre no leitor, pois a leitura é a parte determinante de qualquer texto. Este, por natureza, apresenta vazios constitutivos que só encontram preenchimento através da inserção da faculdade imaginativa do leitor. Assim, a leitura é vista como atividade produtora de sentido, sem a qual, o texto não se efetiva. O processo é reversível: o leitor realiza o texto e este age sobre ele, modificando-o."
D. Carminha contando histórias para os alunos do 3 ano do IWF. Desde pequenos nos interessamos por narrativas. Histórias de fadas, piratas, sereias, países distantes entre outras permanecem vivas em nossas memórias. A partir da narrativa a criança é capaz de embelezar-se com a vida, de saltar sobre a “vulgaridade cotidiana” como bem afirmou Malba Tahan. Trabalhar com narrativas orais possibilita, além do encontro com a herança cultural, o exercício do ouvir. Contar e ouvir histórias são práticas que se encontram intimamente relacionadas: pois sem as narrativas orais toda a comunidade de ouvintes desapareceria. O projeto “Histórias de Ouvir Contar”- presente no livro de Língua Portuguesa da RSE- se propõe a fortalecer os laços existentes entre a tradição oral e a escuta atenta de nossos alunos. Foi com esse objetivo que no dia 1 de outubro a turma do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão, recebeu a visita da senhora Maria do Carmo Oliveira Morei
Comentários
Postar um comentário