Pular para o conteúdo principal

Projeto fortalece tradição oral presente nas narrativas populares

D. Carminha contando histórias para os alunos do 3 ano do IWF.
Desde pequenos nos interessamos por narrativas. Histórias de fadas, piratas, sereias, países distantes entre outras permanecem vivas em nossas memórias.


A partir da narrativa a criança é capaz de embelezar-se com a vida, de saltar sobre a “vulgaridade cotidiana” como bem afirmou Malba Tahan.

Trabalhar com narrativas orais possibilita, além do encontro com a herança cultural, o exercício do ouvir. Contar e ouvir histórias são práticas que se encontram intimamente relacionadas: pois sem as narrativas orais toda a comunidade de ouvintes desapareceria.

O projeto “Histórias de Ouvir Contar”- presente no livro de Língua Portuguesa da RSE-  se propõe a fortalecer os laços existentes entre a tradição oral e a escuta atenta de nossos alunos.  Foi com esse objetivo que no dia 1 de outubro a turma do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão, recebeu a visita da senhora Maria do Carmo Oliveira Moreira (69), convidada a contar uma história ouvida em sua infância.  Além da narrativa os alunos puderam perceber a natureza circundante da infância de D. Carminha, como gosta de ser chamada.  Após a contação uma roda de conversa comprovou o interesse dos alunos pela atividade. “Falar histórias coletadas por grandes nomes como Câmara Cascudo ou Silvio Romero, pesquisadores da tradição oral, não se compara com o momento singular de ouvir um representante vivo da memória popular.” Afirmou Marciano Ponciano, coordenador do Projeto Ler e Escreve: Muito Prazer. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As canções que a gente gosta tanto

Os alunos do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF realizaram uma grande festa para a celebração da música popular brasileira. O auditório do IWF foi palco para a culminância do projeto “As canções que a gente gosta tanto”, ação integrante do livro de Língua Portuguesa da RSE. O show organizado e apresentado pelo arte-educador Marciano Ponciano teve como modelo os programas de auditório tão importantes para a divulgação da música popular brasileira. O projeto teve início em maio de 2012 com as atividades em sala de aula e Casa da Leitura (equipamento cultural sede do Projeto Ler e Escrever Muito Prazer, anexo do IWF). Entre as atividades realizadas podemos destacar: escrita de letras de música, pesquisa sobre a vida e obra de cantores e compositores nacionais, seleção musical, apreciação musical, música instrumental, timbre, ritmo, confecção de instrumentos musicais, entre outras. “Ao longo do projeto pudemos constatar a importância da música na vid...

Em busca das manifestações culturais de Aracati

Alunos dos 5º anos A e B. IWF. O termo verbete remete-nos, quase que instantaneamente, a dicionários e/ou enciclopédias onde os mesmos geralmente são publicados. Nessas publicações esses termos apresentam-se organizados em uma determinada ordem que pode ser alfabética ou numérica, temporal ou temática. Em nosso projeto "Enciclopédia de Manifestações Artísticas" escolhemos a modalidade temática a fim de destacar as manifestações artísticas da cidade de Aracati, onde se encontra sediado o Instituto Waldemar Falcão-IWF (Salesianas-Aracati).   O projeto constitui uma ação prevista no livro de Língua Portuguesa da Rede Salesianas de Escolas-RSE. Em 2012 esta ação fora agregada ao Projeto "Ler e Escrever: muito prazer" de incentivo à leitura e escrita. O projeto de pesquisa foi estruturado em sete subtemas: Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo), Artes Visuais (Fotografia, Pintura, Escultura, etc.), Literatura, Música, Artesanato, Folclore e Festas Populares.  ...