Pular para o conteúdo principal

Turmas dos 4º anos “A” e “B” promovem a 10ª rodada da Ciranda do Livro

Quando nos vemos diante de algo que nos encanta e emociona, a exemplo de um filme ou peça de teatro, é inevitável que queiramos compartilhar essa experiência com outras pessoas. Para isso não medimos esforços na tentativa de convencê-las de que vale a pena viver esta experiência. Isto também acontece quando lemos um bom livro e somos envolvidos pelo mundo simbólico da literatura.

Desde maio de 2011, com a implantação da Ciranda do Livro-CL, a promoção do livro e consequentemente da leitura, tem sido uma constante no Instituto Waldemar Falcão-IWF. A ação é parte integrante do projeto de incentivo a leitura “Ler e Escrever: Muito Prazer”. Constam como objetivos da CL: Fomentar o gosto pela leitura; promover um ambiente de discussões acerca das características de um texto literário; Produzir e compartilhar resenhas de indicação literária.

O projeto tem alcançado grande êxito entre os alunos do FI do Instituto Waldemar Falcão, em Aracati-CE. Isto se pode verificar na quantidade de livros lidos e na qualidade das produções textuais. Aldalena Fiúza, professora do 4º ano A, enfatizou a importância desta ação: “Analiso a 10ª Ciranda do Livro, como um momento importantíssimo (…). Pode-se notar, entre os alunos, um avanço expressivo da linguagem verbal - relacionando texto e contexto de uso das variedades linguísticas - e uma redução dos erros ortográficos.” Complementando, assim afirmou Vera do Carmo, professora do 4º ano B: “A leitura torna o aluno construtor do seu próprio conhecimento. Com a Ciranda os alunos apresentam maior envolvimento com a leitura, a escrita e a oralidade, uma vez que experimentam situações em que leem, escrevem, falam e ouvem. Portanto nada mais correto que estimular este hábito.”

Turma do 4º Ano A

Na última sexta-feira, (30/09) os alunos dos 4º anos “A” e “B” estiveram na Casa da Leitura com a finalidade de celebrar a 10ª edição da Ciranda. A programação do encontro contou com a exibição do projeto de restauro da Casa da Leitura, sede do projeto, e das atividades realizadas pelos alunos do 4º ano. Em seguida, os trabalhos foram conduzidos pelas professoras Aldalena Fiuza e Vera do Carmo, turnos manhã e tarde respectivamente. Pais, alunos e professores ouviram atentos as descrições, relatos e declamações dos alunos acerca dos livros lidos. “Sempre que falo da Ciranda da Leitura retomo o sentido da palavra “ciranda” enquanto dança impossível de ser realizada sem que os participantes estejam de mãos dadas. Pois assim como a ciranda (dança) é o movimento da Ciranda do Livro que se fortalece em nossa escola. Cada vez mais pais, alunos e escola tem se empenhado na promoção da leitura. Um esforço coletivo que tem apresentado importantes resultados na aprendizagem de nossos jovens”, afirmou Marciano Ponciano Coordenador do Projeto.

Turma do 4º Ano B.


Adriana Pinto, Coordenadora Pedagógica, considera o projeto de grande importância para a construção de saberes: “Quando recordo o momento da ciranda na Casa da Leitura fico muito emocionada. Ver aquelas crianças falando com segurança e propriedade dos livros que leram é gratificante e, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”.

Depoimentos:
“Aprendi a não julgar o livro pela capa, livros que achava que não ia gostar amei, agora dou uma chance para eles.” (Maynô, aluno do 4° A)

“Quando pego um livro, já fico de olho em outro, pensando qual será o próximo que irei ler.” (Ariadne, aluna do 4° A)

Para saber mais:
www.incentivoaleituraiwf.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo brincando

Jogos tradicionais e eletrônicos o que teriam em comum? Há muito mais aproximação que distanciamento entre eles do que aparentemente se pode pensar. Tanto no jogo tradicional quanto nos jogos eletrônicos há um mesmo princípio: a participação ativa de quem joga/brinca. Certamente a dimensão espacial pode ser considerada como um dos fatores preponderantes na diferenciação entre estas modalidades. Enquanto os jogos tradicionais (pião, pipa, corda, manja etc.) ocorrem em ambientes abertos com a predominância na interação presencial dos participantes; o jogo eletrônico se dá em ambiente eletrônico/virtual, podendo ser articulado com jogadores de várias partes do mundo a partir da rede mundial de computadores, por exemplo, tudo sem sair de casa. Antigo ou novo? O adequado seria compreender que tradição e modernidade constituem elementos da cultura e, portanto são portadores da herança cultural da humanidade. Nessa perspectiva os alunos do 3º ano A e B, FI, foram convidados a des...

O Salé Junino está recheado de atrações

Nem bem o mês junho iniciou e o Instituto Waldemar Falcão vibra ao som do baião, xote, xaxado, entre outros gêneros musicais que animam as festas juninas. Outro destaque é a decoração que traz o brilho, as cores e a alegria desse festejo. A comunidade educativa salesiana se organizou para que esta festa fosse, além de um programa cultural para os alunos e familiares, uma oportunidade de aprendizagem para os alunos através das inúmeras apresentações organizadas para o evento. Uma rica programação envolverá os alunos da educação infantil ao ensino médio. Destacaremos a participação da educação infantil em flashes só pra você ficar com gostinho de quero mais. Confira!

Poesia: um despertar para as leituras do mundo

Sessões de declamação. Casa da Leitura. 2013 Projeto estimula a produção poética entre os alunos da educação básica do Instituto Waldemar Falcão. Durante três meses os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF, Aracati-CE, participaram de atividades com o gênero textual poesia. O projeto “Hora do Limerique” resultou na produção de 87 limeriques- poema rimado de forma fixa (AABBA). Os alunos participaram de leituras coletivas e sessões de declamação ministradas pelo poeta e arte-educador Marciano Ponciano. Nessa etapa foram apresentados aos educandos os seguintes poetas e respectivas obras: Cecília Meireles (Ou Isto, ou Aquilo), Pedro Bandeira (A hora do desconto), Dideus Sales (Sertão em Verso e Prosa) e Tatiana Belinky (Mandaliques). “Trabalhar com poesia”, afirmou Marciano Ponciano, “ultrapassa sua função meramente comunicativa e apresenta-se como substância para novas poéticas. Apresentar ao aluno a poesia como um despertar para as leituras do...