Pular para o conteúdo principal

Turmas dos 4º anos “A” e “B” promovem a 10ª rodada da Ciranda do Livro

Quando nos vemos diante de algo que nos encanta e emociona, a exemplo de um filme ou peça de teatro, é inevitável que queiramos compartilhar essa experiência com outras pessoas. Para isso não medimos esforços na tentativa de convencê-las de que vale a pena viver esta experiência. Isto também acontece quando lemos um bom livro e somos envolvidos pelo mundo simbólico da literatura.

Desde maio de 2011, com a implantação da Ciranda do Livro-CL, a promoção do livro e consequentemente da leitura, tem sido uma constante no Instituto Waldemar Falcão-IWF. A ação é parte integrante do projeto de incentivo a leitura “Ler e Escrever: Muito Prazer”. Constam como objetivos da CL: Fomentar o gosto pela leitura; promover um ambiente de discussões acerca das características de um texto literário; Produzir e compartilhar resenhas de indicação literária.

O projeto tem alcançado grande êxito entre os alunos do FI do Instituto Waldemar Falcão, em Aracati-CE. Isto se pode verificar na quantidade de livros lidos e na qualidade das produções textuais. Aldalena Fiúza, professora do 4º ano A, enfatizou a importância desta ação: “Analiso a 10ª Ciranda do Livro, como um momento importantíssimo (…). Pode-se notar, entre os alunos, um avanço expressivo da linguagem verbal - relacionando texto e contexto de uso das variedades linguísticas - e uma redução dos erros ortográficos.” Complementando, assim afirmou Vera do Carmo, professora do 4º ano B: “A leitura torna o aluno construtor do seu próprio conhecimento. Com a Ciranda os alunos apresentam maior envolvimento com a leitura, a escrita e a oralidade, uma vez que experimentam situações em que leem, escrevem, falam e ouvem. Portanto nada mais correto que estimular este hábito.”

Turma do 4º Ano A

Na última sexta-feira, (30/09) os alunos dos 4º anos “A” e “B” estiveram na Casa da Leitura com a finalidade de celebrar a 10ª edição da Ciranda. A programação do encontro contou com a exibição do projeto de restauro da Casa da Leitura, sede do projeto, e das atividades realizadas pelos alunos do 4º ano. Em seguida, os trabalhos foram conduzidos pelas professoras Aldalena Fiuza e Vera do Carmo, turnos manhã e tarde respectivamente. Pais, alunos e professores ouviram atentos as descrições, relatos e declamações dos alunos acerca dos livros lidos. “Sempre que falo da Ciranda da Leitura retomo o sentido da palavra “ciranda” enquanto dança impossível de ser realizada sem que os participantes estejam de mãos dadas. Pois assim como a ciranda (dança) é o movimento da Ciranda do Livro que se fortalece em nossa escola. Cada vez mais pais, alunos e escola tem se empenhado na promoção da leitura. Um esforço coletivo que tem apresentado importantes resultados na aprendizagem de nossos jovens”, afirmou Marciano Ponciano Coordenador do Projeto.

Turma do 4º Ano B.


Adriana Pinto, Coordenadora Pedagógica, considera o projeto de grande importância para a construção de saberes: “Quando recordo o momento da ciranda na Casa da Leitura fico muito emocionada. Ver aquelas crianças falando com segurança e propriedade dos livros que leram é gratificante e, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”.

Depoimentos:
“Aprendi a não julgar o livro pela capa, livros que achava que não ia gostar amei, agora dou uma chance para eles.” (Maynô, aluno do 4° A)

“Quando pego um livro, já fico de olho em outro, pensando qual será o próximo que irei ler.” (Ariadne, aluna do 4° A)

Para saber mais:
www.incentivoaleituraiwf.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As canções que a gente gosta tanto

Os alunos do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF realizaram uma grande festa para a celebração da música popular brasileira. O auditório do IWF foi palco para a culminância do projeto “As canções que a gente gosta tanto”, ação integrante do livro de Língua Portuguesa da RSE. O show organizado e apresentado pelo arte-educador Marciano Ponciano teve como modelo os programas de auditório tão importantes para a divulgação da música popular brasileira. O projeto teve início em maio de 2012 com as atividades em sala de aula e Casa da Leitura (equipamento cultural sede do Projeto Ler e Escrever Muito Prazer, anexo do IWF). Entre as atividades realizadas podemos destacar: escrita de letras de música, pesquisa sobre a vida e obra de cantores e compositores nacionais, seleção musical, apreciação musical, música instrumental, timbre, ritmo, confecção de instrumentos musicais, entre outras. “Ao longo do projeto pudemos constatar a importância da música na vid...

Projeto fortalece tradição oral presente nas narrativas populares

D. Carminha contando histórias para os alunos do 3 ano do IWF. Desde pequenos nos interessamos por narrativas. Histórias de fadas, piratas, sereias, países distantes entre outras permanecem vivas em nossas memórias. A partir da narrativa a criança é capaz de embelezar-se com a vida, de saltar sobre a “vulgaridade cotidiana” como bem afirmou Malba Tahan. Trabalhar com narrativas orais possibilita, além do encontro com a herança cultural, o exercício do ouvir. Contar e ouvir histórias são práticas que se encontram intimamente relacionadas: pois sem as narrativas orais toda a comunidade de ouvintes desapareceria. O projeto “Histórias de Ouvir Contar”- presente no livro de Língua Portuguesa da RSE-  se propõe a fortalecer os laços existentes entre a tradição oral e a escuta atenta de nossos alunos.  Foi com esse objetivo que no dia 1 de outubro a turma do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão, recebeu a visita da senhora Maria do Carmo Olive...

Em busca das manifestações culturais de Aracati

Alunos dos 5º anos A e B. IWF. O termo verbete remete-nos, quase que instantaneamente, a dicionários e/ou enciclopédias onde os mesmos geralmente são publicados. Nessas publicações esses termos apresentam-se organizados em uma determinada ordem que pode ser alfabética ou numérica, temporal ou temática. Em nosso projeto "Enciclopédia de Manifestações Artísticas" escolhemos a modalidade temática a fim de destacar as manifestações artísticas da cidade de Aracati, onde se encontra sediado o Instituto Waldemar Falcão-IWF (Salesianas-Aracati).   O projeto constitui uma ação prevista no livro de Língua Portuguesa da Rede Salesianas de Escolas-RSE. Em 2012 esta ação fora agregada ao Projeto "Ler e Escrever: muito prazer" de incentivo à leitura e escrita. O projeto de pesquisa foi estruturado em sete subtemas: Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo), Artes Visuais (Fotografia, Pintura, Escultura, etc.), Literatura, Música, Artesanato, Folclore e Festas Populares.  ...