Pular para o conteúdo principal

Em busca das manifestações culturais de Aracati

Alunos dos 5º anos A e B. IWF.
O termo verbete remete-nos, quase que instantaneamente, a dicionários e/ou enciclopédias onde os mesmos geralmente são publicados. Nessas publicações esses termos apresentam-se organizados em uma determinada ordem que pode ser alfabética ou numérica, temporal ou temática. Em nosso projeto "Enciclopédia de Manifestações Artísticas" escolhemos a modalidade temática a fim de destacar as manifestações artísticas da cidade de Aracati, onde se encontra sediado o Instituto Waldemar Falcão-IWF (Salesianas-Aracati). 

 O projeto constitui uma ação prevista no livro de Língua Portuguesa da Rede Salesianas de Escolas-RSE. Em 2012 esta ação fora agregada ao Projeto "Ler e Escrever: muito prazer" de incentivo à leitura e escrita. O projeto de pesquisa foi estruturado em sete subtemas: Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo), Artes Visuais (Fotografia, Pintura, Escultura, etc.), Literatura, Música, Artesanato, Folclore e Festas Populares. 

A partir dessa divisão as turmas do 5º ano (A e B) organizaram suas equipes. Quatro perguntas, as quais denominamos "geradoras", foram utilizadas como método para estruturar o texto de verbete. Deste modo foi possível enfatizar as relações de tempo (QUANDO), método (COMO), agente (QUEM) e lugar (ONDE) através de perguntas que eram feitas aos verbetes selecionados pelas equipes. As respostas a essas perguntas constituiriam o texto de verbete. 

Os encontros para a realização deste projeto foram efetivados às terças-feiras, de fevereiro a abril de 2012, nos seguintes ambientes: Casa da Leitura, sala de aula, laboratório de informática e biblioteca. Nesses locais foram realizadas diversas abordagens cujos objetivos eram o de expor, refletir e produzir o gênero textual verbete. 

Constatamos que as publicações em meio impresso sob as manifestações culturais da cidade de Aracati eram escassas. Prevendo essa carência sugerimos aos alunos diversas fontes oriundas de sítios de instituições culturais e afins com sede em Aracati assim como de livros do acervo da Biblioteca Madre Mazzarello-IWF. Essa pesquisa resultou em 104 verbetes os quais foram publicados em meio eletrônico no formato enciclopédia virtual. Ferramenta que acreditamos servirá aos internautas como subsídio para a pesquisa sobre as manifestações artísticas da cidade de Aracati. 

 Com esta ação pudemos verificar que a utilização de verbetes em sala de aula pode proporcionar um bom trabalho interdisciplinar (História, Arte, Literatura e Tecnologias da Informação), promover a leitura e a escrita. 



 Marciano Ponciano 
Coordenador do Projeto Ler e Escrever: Muito Prazer

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa,

    Com certeza colheremos lindos frutos do saber e da cultura...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto fortalece tradição oral presente nas narrativas populares

D. Carminha contando histórias para os alunos do 3 ano do IWF. Desde pequenos nos interessamos por narrativas. Histórias de fadas, piratas, sereias, países distantes entre outras permanecem vivas em nossas memórias. A partir da narrativa a criança é capaz de embelezar-se com a vida, de saltar sobre a “vulgaridade cotidiana” como bem afirmou Malba Tahan. Trabalhar com narrativas orais possibilita, além do encontro com a herança cultural, o exercício do ouvir. Contar e ouvir histórias são práticas que se encontram intimamente relacionadas: pois sem as narrativas orais toda a comunidade de ouvintes desapareceria. O projeto “Histórias de Ouvir Contar”- presente no livro de Língua Portuguesa da RSE-  se propõe a fortalecer os laços existentes entre a tradição oral e a escuta atenta de nossos alunos.  Foi com esse objetivo que no dia 1 de outubro a turma do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão, recebeu a visita da senhora Maria do Carmo Oliveira Morei

Jornal destaca atividades do Instituto Waldemar Falcão

Entrevista cedida pela Ir. Nádia ao aluno Gabriel Porto. Os alunos do 4º ano do Instituto Waldemar Falcão-IWF sob a orientação do arte-educador Marciano Ponciano, lançaram nesta última sexta-feira a primeira edição do jornal IWF NOTÍCIAS. A atividade foi desenvolvida como parte do projeto "Aconteceu virou notícia". “Trabalhar com jornal, afirma Marciano Ponciano, possibilita uma diversidade de abordagens. Os assuntos apresentados motivam debates que permitem observar as relações possíveis entre o indivíduo e o mundo a seu redor, bem como as diversas opiniões sobre o mesmo assunto. O projeto terá duração de três meses nos quais abordaremos os diversos gêneros textuais presentes no jornal: editoriais, entrevistas, reportagens, etc”. A primeira edição do Jornal IWF Notícias destacou os preparativos para a caminhada alusiva às festividades a Nossa Senhora Auxiliadora e contou com a participação das Ir. Nádia (Pastoral) e Ir. Elisângela (Diretora) que foram entrevista