Pular para o conteúdo principal

A solução para salvar o planeta está em nossas mãos


Alunos da turma do 2º ano B
 Campanha desenvolvida pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental mobiliza escola sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

A elaboração de cartazes e de um programa de rádio possibilitou aos alunos do 2º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão(Aracati-CE) utilizar textos com a finalidade informativa para colocar em prática o projeto Campanha Limpa- proposta que integra o livro de Língua Portuguesa da RSE.

Durante o segundo trimestre os alunos dedicaram-se à reflexão sobre os impactos provocados pelo lixo no meio-ambiente bem como sobre as soluções encontradas para o manejo correto dos resíduos produzidos na cidade e na escola.

Diversas abordagens foram utilizadas ao longo do trimestre com a finalidade de despertar a criticidade de nossos alunos frente essa realidade, entre as quais a utilização da técnica de teatro de histórias, pintura, desenho, jogos virtuais e literatura; todas abordando a temática meio ambiente.

Alunos da turma do 1º ano A
Nos dias 13 e 21 de setembro as turmas do 2º ano A e B respectivamente, apresentaram o resultado do projeto com a realização de uma blitz educativa que teve por objetivo instruir os alunos sobre a coleta seletiva do lixo produzido na escola. Todo o material utilizado na blitz, cartazes educativos, programa de rádio e canto coral, foram desenvolvidos pelos educandos.  O ponto alto deste projeto foi a reflexão sobre o uso sustentável de nossos recursos naturais e a adoção de práticas que minimizem os impactos causados pelo lixo na natureza.  Desta reflexão nasceu a ação concreta com o projeto Campanha Limpa em nossa escola, afirmou Marciano Ponciano, arte-educador responsável pelo projeto.

A Campanha limpa contou com as participações das professoras Aldalena Fiuza, Cristiane Freitas e da Banda Madre Mazzarello sob os cuidados do professor de música Anderson .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto fortalece tradição oral presente nas narrativas populares

D. Carminha contando histórias para os alunos do 3 ano do IWF. Desde pequenos nos interessamos por narrativas. Histórias de fadas, piratas, sereias, países distantes entre outras permanecem vivas em nossas memórias. A partir da narrativa a criança é capaz de embelezar-se com a vida, de saltar sobre a “vulgaridade cotidiana” como bem afirmou Malba Tahan. Trabalhar com narrativas orais possibilita, além do encontro com a herança cultural, o exercício do ouvir. Contar e ouvir histórias são práticas que se encontram intimamente relacionadas: pois sem as narrativas orais toda a comunidade de ouvintes desapareceria. O projeto “Histórias de Ouvir Contar”- presente no livro de Língua Portuguesa da RSE-  se propõe a fortalecer os laços existentes entre a tradição oral e a escuta atenta de nossos alunos.  Foi com esse objetivo que no dia 1 de outubro a turma do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão, recebeu a visita da senhora Maria do Carmo Olive...

As canções que a gente gosta tanto

Os alunos do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF realizaram uma grande festa para a celebração da música popular brasileira. O auditório do IWF foi palco para a culminância do projeto “As canções que a gente gosta tanto”, ação integrante do livro de Língua Portuguesa da RSE. O show organizado e apresentado pelo arte-educador Marciano Ponciano teve como modelo os programas de auditório tão importantes para a divulgação da música popular brasileira. O projeto teve início em maio de 2012 com as atividades em sala de aula e Casa da Leitura (equipamento cultural sede do Projeto Ler e Escrever Muito Prazer, anexo do IWF). Entre as atividades realizadas podemos destacar: escrita de letras de música, pesquisa sobre a vida e obra de cantores e compositores nacionais, seleção musical, apreciação musical, música instrumental, timbre, ritmo, confecção de instrumentos musicais, entre outras. “Ao longo do projeto pudemos constatar a importância da música na vid...

Em busca das manifestações culturais de Aracati

Alunos dos 5º anos A e B. IWF. O termo verbete remete-nos, quase que instantaneamente, a dicionários e/ou enciclopédias onde os mesmos geralmente são publicados. Nessas publicações esses termos apresentam-se organizados em uma determinada ordem que pode ser alfabética ou numérica, temporal ou temática. Em nosso projeto "Enciclopédia de Manifestações Artísticas" escolhemos a modalidade temática a fim de destacar as manifestações artísticas da cidade de Aracati, onde se encontra sediado o Instituto Waldemar Falcão-IWF (Salesianas-Aracati).   O projeto constitui uma ação prevista no livro de Língua Portuguesa da Rede Salesianas de Escolas-RSE. Em 2012 esta ação fora agregada ao Projeto "Ler e Escrever: muito prazer" de incentivo à leitura e escrita. O projeto de pesquisa foi estruturado em sete subtemas: Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo), Artes Visuais (Fotografia, Pintura, Escultura, etc.), Literatura, Música, Artesanato, Folclore e Festas Populares.  ...