Pular para o conteúdo principal

A solução para salvar o planeta está em nossas mãos


Alunos da turma do 2º ano B
 Campanha desenvolvida pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental mobiliza escola sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

A elaboração de cartazes e de um programa de rádio possibilitou aos alunos do 2º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão(Aracati-CE) utilizar textos com a finalidade informativa para colocar em prática o projeto Campanha Limpa- proposta que integra o livro de Língua Portuguesa da RSE.

Durante o segundo trimestre os alunos dedicaram-se à reflexão sobre os impactos provocados pelo lixo no meio-ambiente bem como sobre as soluções encontradas para o manejo correto dos resíduos produzidos na cidade e na escola.

Diversas abordagens foram utilizadas ao longo do trimestre com a finalidade de despertar a criticidade de nossos alunos frente essa realidade, entre as quais a utilização da técnica de teatro de histórias, pintura, desenho, jogos virtuais e literatura; todas abordando a temática meio ambiente.

Alunos da turma do 1º ano A
Nos dias 13 e 21 de setembro as turmas do 2º ano A e B respectivamente, apresentaram o resultado do projeto com a realização de uma blitz educativa que teve por objetivo instruir os alunos sobre a coleta seletiva do lixo produzido na escola. Todo o material utilizado na blitz, cartazes educativos, programa de rádio e canto coral, foram desenvolvidos pelos educandos.  O ponto alto deste projeto foi a reflexão sobre o uso sustentável de nossos recursos naturais e a adoção de práticas que minimizem os impactos causados pelo lixo na natureza.  Desta reflexão nasceu a ação concreta com o projeto Campanha Limpa em nossa escola, afirmou Marciano Ponciano, arte-educador responsável pelo projeto.

A Campanha limpa contou com as participações das professoras Aldalena Fiuza, Cristiane Freitas e da Banda Madre Mazzarello sob os cuidados do professor de música Anderson .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo brincando

Jogos tradicionais e eletrônicos o que teriam em comum? Há muito mais aproximação que distanciamento entre eles do que aparentemente se pode pensar. Tanto no jogo tradicional quanto nos jogos eletrônicos há um mesmo princípio: a participação ativa de quem joga/brinca. Certamente a dimensão espacial pode ser considerada como um dos fatores preponderantes na diferenciação entre estas modalidades. Enquanto os jogos tradicionais (pião, pipa, corda, manja etc.) ocorrem em ambientes abertos com a predominância na interação presencial dos participantes; o jogo eletrônico se dá em ambiente eletrônico/virtual, podendo ser articulado com jogadores de várias partes do mundo a partir da rede mundial de computadores, por exemplo, tudo sem sair de casa. Antigo ou novo? O adequado seria compreender que tradição e modernidade constituem elementos da cultura e, portanto são portadores da herança cultural da humanidade. Nessa perspectiva os alunos do 3º ano A e B, FI, foram convidados a des...

Jornal destaca atividades do Instituto Waldemar Falcão

Entrevista cedida pela Ir. Nádia ao aluno Gabriel Porto. Os alunos do 4º ano do Instituto Waldemar Falcão-IWF sob a orientação do arte-educador Marciano Ponciano, lançaram nesta última sexta-feira a primeira edição do jornal IWF NOTÍCIAS. A atividade foi desenvolvida como parte do projeto "Aconteceu virou notícia". “Trabalhar com jornal, afirma Marciano Ponciano, possibilita uma diversidade de abordagens. Os assuntos apresentados motivam debates que permitem observar as relações possíveis entre o indivíduo e o mundo a seu redor, bem como as diversas opiniões sobre o mesmo assunto. O projeto terá duração de três meses nos quais abordaremos os diversos gêneros textuais presentes no jornal: editoriais, entrevistas, reportagens, etc”. A primeira edição do Jornal IWF Notícias destacou os preparativos para a caminhada alusiva às festividades a Nossa Senhora Auxiliadora e contou com a participação das Ir. Nádia (Pastoral) e Ir. Elisângela (Diretora) que foram entrevista...