Pular para o conteúdo principal

A solução para salvar o planeta está em nossas mãos


Alunos da turma do 2º ano B
 Campanha desenvolvida pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental mobiliza escola sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

A elaboração de cartazes e de um programa de rádio possibilitou aos alunos do 2º ano do ensino fundamental do Instituto Waldemar Falcão(Aracati-CE) utilizar textos com a finalidade informativa para colocar em prática o projeto Campanha Limpa- proposta que integra o livro de Língua Portuguesa da RSE.

Durante o segundo trimestre os alunos dedicaram-se à reflexão sobre os impactos provocados pelo lixo no meio-ambiente bem como sobre as soluções encontradas para o manejo correto dos resíduos produzidos na cidade e na escola.

Diversas abordagens foram utilizadas ao longo do trimestre com a finalidade de despertar a criticidade de nossos alunos frente essa realidade, entre as quais a utilização da técnica de teatro de histórias, pintura, desenho, jogos virtuais e literatura; todas abordando a temática meio ambiente.

Alunos da turma do 1º ano A
Nos dias 13 e 21 de setembro as turmas do 2º ano A e B respectivamente, apresentaram o resultado do projeto com a realização de uma blitz educativa que teve por objetivo instruir os alunos sobre a coleta seletiva do lixo produzido na escola. Todo o material utilizado na blitz, cartazes educativos, programa de rádio e canto coral, foram desenvolvidos pelos educandos.  O ponto alto deste projeto foi a reflexão sobre o uso sustentável de nossos recursos naturais e a adoção de práticas que minimizem os impactos causados pelo lixo na natureza.  Desta reflexão nasceu a ação concreta com o projeto Campanha Limpa em nossa escola, afirmou Marciano Ponciano, arte-educador responsável pelo projeto.

A Campanha limpa contou com as participações das professoras Aldalena Fiuza, Cristiane Freitas e da Banda Madre Mazzarello sob os cuidados do professor de música Anderson .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Salé Junino está recheado de atrações

Nem bem o mês junho iniciou e o Instituto Waldemar Falcão vibra ao som do baião, xote, xaxado, entre outros gêneros musicais que animam as festas juninas. Outro destaque é a decoração que traz o brilho, as cores e a alegria desse festejo. A comunidade educativa salesiana se organizou para que esta festa fosse, além de um programa cultural para os alunos e familiares, uma oportunidade de aprendizagem para os alunos através das inúmeras apresentações organizadas para o evento. Uma rica programação envolverá os alunos da educação infantil ao ensino médio. Destacaremos a participação da educação infantil em flashes só pra você ficar com gostinho de quero mais. Confira!

Aprendendo brincando

Jogos tradicionais e eletrônicos o que teriam em comum? Há muito mais aproximação que distanciamento entre eles do que aparentemente se pode pensar. Tanto no jogo tradicional quanto nos jogos eletrônicos há um mesmo princípio: a participação ativa de quem joga/brinca. Certamente a dimensão espacial pode ser considerada como um dos fatores preponderantes na diferenciação entre estas modalidades. Enquanto os jogos tradicionais (pião, pipa, corda, manja etc.) ocorrem em ambientes abertos com a predominância na interação presencial dos participantes; o jogo eletrônico se dá em ambiente eletrônico/virtual, podendo ser articulado com jogadores de várias partes do mundo a partir da rede mundial de computadores, por exemplo, tudo sem sair de casa. Antigo ou novo? O adequado seria compreender que tradição e modernidade constituem elementos da cultura e, portanto são portadores da herança cultural da humanidade. Nessa perspectiva os alunos do 3º ano A e B, FI, foram convidados a des...

Poesia: um despertar para as leituras do mundo

Sessões de declamação. Casa da Leitura. 2013 Projeto estimula a produção poética entre os alunos da educação básica do Instituto Waldemar Falcão. Durante três meses os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Waldemar Falcão-IWF, Aracati-CE, participaram de atividades com o gênero textual poesia. O projeto “Hora do Limerique” resultou na produção de 87 limeriques- poema rimado de forma fixa (AABBA). Os alunos participaram de leituras coletivas e sessões de declamação ministradas pelo poeta e arte-educador Marciano Ponciano. Nessa etapa foram apresentados aos educandos os seguintes poetas e respectivas obras: Cecília Meireles (Ou Isto, ou Aquilo), Pedro Bandeira (A hora do desconto), Dideus Sales (Sertão em Verso e Prosa) e Tatiana Belinky (Mandaliques). “Trabalhar com poesia”, afirmou Marciano Ponciano, “ultrapassa sua função meramente comunicativa e apresenta-se como substância para novas poéticas. Apresentar ao aluno a poesia como um despertar para as leituras do...